Curitiba incentiva desenvolvimento do biodiesel no país

Não é mais possível pensar em desenvolvimento sem pensar em energias alternativas e Curitiba dá um exemplo importante.

A Frente Parlamentar do Biodiesel do Congresso Nacional vai usar a experiência curitibana no setor para uma discussão nacional voltada à criação de políticas que incentivem a utilização de combustíveis renováveis no país. Foi o que disse o presidente da Frente Parlamentar, deputado federal Jeronimo Goergen, em visita à Curitiba neste mês de abril.

Goergen e outros parlamentares da Frente acompanharam o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, na visita a Curitiba para conhecer de perto a Linha Verde e o sistema Expresso Ligeirão, cuja frota é integralmente abastecida apenas com biodiesel, sem mistura de óleo mineral. Da comitiva participaram também representantes da Associação de Produtores de Biodiesel do Brasil (Aprobio).

“A visita do presidente da Câmara e da Frente Parlamentar é resultado da importância do que está sendo feito em Curitiba na área do transporte coletivo e preservação ambiental”,  afirmou o prefeito Luciano Ducci, que acompanhou o presidente da Câmara e os deputados da Frente Parlamentar do Biodiesel na viagem com o Ligeirão pela Linha Verde.

A mobilização dos deputados acontece no momento em que o governo prepara, para envio ao Congresso, projeto que estabelece um novo marco regulatório na utilização de biodiesel no país. O marco atual é de 5% de mistura de biodiesel ao diesel convencional. A frota de Ligeirões de Curitiba é 100% biodiesel, provando que é possível buscar alternativas ao diesel convencional.

Depois de destacar que projetos como o da Linha Verde – onde nasceu o Ligeirão e o projeto Biodiesel 100 – deveriam ser implantados pelo menos em todas as cidades sede da Copa do Mundo de 2014, o presidente da Câmara, Marco Maia, disse que Curitiba mais uma vez mostra que se preocupa com o meio ambiente e com o futuro.

Preservação ambiental – O prefeito Luciano Ducci disse aos parlamentares de Brasília e empresários que toda a frota do Expresso Ligeirão da cidade será obrigatoriamente abastecida apenas com biodiesel. Afirmou  também que o governo federal precisa adotar medidas de incentivo ao uso do biodiesel, reduzindo o custo, hoje em torno de 30% mais caro do que o diesel convencional. “Mesmo assim, tomamos a decisão de adotar o biodiesel, porque o ganho para o meio ambiente e para a saúde da população são muito importantes”.

Até o fim do ano a cidade terá mais 20 ônibus do sistema Ligeirão rodando só com biodiesel. São os ônibus do Ligeirão Norte cujas obras iniciadas pelo prefeito Luciano Ducc  na semana passada. Além do Ligeirão movido e biodiesel, Curitiba terá também, ainda em 2012, ônibus híbridos (Hibribus), movidos a eletricidade e biodiesel.

“Curitiba, com os híbridos, será a cidade pioneira mundial a contar com uma frota que, além de movida a eletricidade, pode perfeitamente dispor de biodiesel B-100, isento de  óleo mineral, provando a teoria da sustentabilidade com total qualidade de vida”, disse o presidente da Volvo do Brasil, Luiz Carlos Pimenta, que acompanhou a visita da Frente Parlamentar do Biodiesel.

Informação de: BiodieselBR

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