Eletrosul instalará maior complexo eólico da América Latina no Rio Grande do Sul

 

“Saímos de um caminho ineficiente que era a queima de óleo para uma energia limpa e perene, voltada à sustentabilidade”. Valter Cardeal.

Santa Vitória do Palmar passa a viver um novo momento com a chegada da Eletrosul ao município. A instalação do escritório da empresa marca de forma simbólica o início dos trabalhos para a construção do Complexo Eólico Geribatu, que terá 129 aerogeradores e capacidade instalada de 258MW, e será o maior da América Latina. O escritório atenderá, ainda, ao município de Chuí, onde também será construído outro complexo eólico, com 144 MW de capacidade instalada. Os empreendimentos eólicos vão mobilizar mais de R$ 1 bilhão em investimentos nos próximos anos.
Durante a inauguração do escritório, ocorrida no 22 de junho, o diretor de Engenharia e Operação da Eletrosul, Ronaldo dos Santos Custódio lembrou que desde 2005 a empresa vem estudando os ventos na região e destacou o aporte de recursos. “Um investimento de mais de R$ 1 bilhão é o que espera por Santa Vitória do Palmar nos próximos anos. É um projeto de grandes dimensões. Poucos lugares no Brasil têm um empreendimento desta magnitude”, disse. O diretor reforçou que este tipo de energia (eólica) não impacta em nenhum setor da comunidade. “Estaremos construindo aqui o maior parque eólico da América Latina. O complexo não vai causar nenhum tipo de conflito com uso atual da terra, sendo compatível com a agropecuária”.

O prefeito Eduardo Morrone ressaltou a importância da chegada da Eletrosul ao município. “É um momento de grande emoção para todos que acreditaram neste trabalho. Em alguns momentos chegamos a pensar que não iria acontecer, mas os dados científicos comprovavam que era possível”, disse. O prefeito complementou as palavras do diretor da Eletrosul, quando disse que o parque eólico trará benefícios para outros setores. “O parque eólico faz o diálogo com todos os segmentos, como turismo e agropecuária. Com ações integradas será possível trazer mais segurança ao campo, possibilitando até mesmo a volta à criação de ovelhas”.

“Agora Santa Vitória do Palmar está no caminho certo”. A declaração do diretor de Geração da Eletrobras, Valter Cardeal, confirma o novo momento para a região. “Saímos de um caminho ineficiente que era a queima de óleo para uma energia limpa e perene, voltada à sustentabilidade”. Para Cardeal, a obra da Eletrosul traz “riqueza que estimula e move as pessoas”. Por fim, disse que a Eletrobras pretende ser a maior empresa de energia limpa e renovável do planeta. “E estamos começando por Santa Vitória”, finalizou.

A inauguração do escritório marcou também a assinatura do contrato de patrocínio entre Eletrosul e Prefeitura de Santa Vitória do Palmar. A parceria prevê a reforma do antigo Clube Caixeiral, que hoje abriga um museu de paleontologia, biblioteca, secretarias de governo e um telecentro comunitário. O objetivo é transformar o local num centro cultural. “Iremos construir aqui em Santa Vitória um centro de cultura de qualidade, de primeiro mundo”, disse o diretor da Eletrosul, Ronaldo Custódio.

Informação de: Infoenergia

Anúncios
Esse post foi publicado em Energia Limpa, Geração Distribuida, Investimento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Eletrosul instalará maior complexo eólico da América Latina no Rio Grande do Sul

  1. Waldomiro disse:

    As empresas investe em energia eólica, isso é muito bom. Bem que essas empresas poderia acreditar no potencial de PALMAS_PR na região Sudoeste do PARANÁ, é mãe e avó de sua região, faz fronteira com Santa Catarina. PALMAS tem o melhor vento em seu Estado, foi no Brasil, a cidade que teve o primeiro investimento em centrais eólicas. Podia algumas empresas investir mais nos campos de PALMAS e presentear a cidade, trazendo empresas para se tornar um pouco ou mais Palmense. Aproveite venha para crescer, pega o apoio de nosso Governo e instale em PALMAS as unidades de sua empresa. PALMAS merece, a cidade cresce graça a eólica e a UFPR.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s