Aker Solutions irá instalar nova unidade no Brasil voltada para equipamentos de perfuração

 

A instalação de 335.000m2 em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, é quase oito vezes maior que a atual unidade da Aker Solutions na cidade vizinha, Rio das Ostras.

A Aker Solutions anunciou a construção de sua nova unidade de serviços no Brasil, voltada exclusivamente para o negócio de equipamentos de perfuração. O empreendimento de cerca de 100 milhões de dólares abrange produção, montagem e testes de equipamentos de perfuração, e visa atender não só aos requisitos de conteúdo local do programa de construção de sondas de perfuração no país, mas também à necessidade de serviços especializados que tais sondas demandarão quando estiverem em operação. 

A instalação de 335.000m2 em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, é quase oito vezes maior que a atual unidade da Aker Solutions na cidade vizinha, Rio das Ostras. 

“Nossos investimentos no Brasil demonstram nossas ambições de crescimento em um dos mercados offshore mais estimulantes do mundo e nosso compromisso de contribuir e desenvolver a indústria de óleo e gás. O comprometimento da Aker Solutions com o conteúdo local do Brasil é total”, diz Luis Araujo, presidente da Aker Solutions no Brasil.

A nova instalação em Macaé passará a abrigar também as atividades já existentes na unidade de Rio das Ostras de fabricação de risers de perfuração, além de serviços de inspeção e manutenção dos mesmos. A área coberta será de aproximadamente 20.000m2, contando com facilidades não só para fabricação e montagem de equipamentos, mas também para armazenamento, movimentação de cargas pesadas, testes e pré-comissionamento.

A nova unidade contará também com um centro de treinamento de última geração, com capacidade para até quatro simuladores de perfuração de última geração da Aker Solutions. Hoje a empresa tem instalados na unidade de Rio das Ostras dois destes simuladores de perfuração, que vêm propiciando treinamento especializado para as tripulações das sondas de perfuração, e incrementando a segurança e eficiência das operações offshore. 

“Estamos posicionados para atender ao crescente nível de atividade da indústria de óleo e gás no Brasil. A nova unidade nos permitirá produzir e montar equipamentos de perfuração no Brasil atendendo aos requisitos de conteúdo local exigidos pelo mercado, além de prover serviços de manutenção e de otimização de performance para a crescente frota de sondas de águas profundas e ultra-profundas com equipamentos da Aker Solutions embarcados,” diz Gustavo Gonçalves, vice-presidente sênior e responsável pelos negócios da divisão Drilling Technologies da Aker Solutions no Brasil.

Os trabalhos de terraplanagem foram iniciados e a nova unidade está programada para começar a operar plenamente no início de 2014. A nova base em Macaé será a quarta da Aker Solutions no Brasil, além das unidades em Rio das Ostras, Curitiba e Rio de Janeiro. A unidade em Rio das Ostras, que atualmente abriga a produção de risers de perfuração e serviços de assistência técnica, passará a ser integralmente dedicada à divisão Subsea.

Informação de: Tn Petróleo

Anúncios
Esse post foi publicado em Investimento, Petróleo & Gás e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s