Consumidores do Paraná pagarão menos por energia elétrica

A diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (19/6) os índices finais da terceira revisão tarifária periódica das concessionárias de distribuição Cocel e Copel, que atendem o Paraná. Os novos índices entram em vigor a partir de 24 de junho, com efeitos diferenciados por classe de consumo.

Na Copel, que atende 3,9 milhões de unidades em 393 cidades paranaenses, o efeito médio será uma redução de 0,65% nas contas. Clientes em baixa tensão (residências) terão baixa de 4,11% nas tarifas, enquanto os de alta tensão (indústrias) terão desde retração de 4,89% até aumento de 7,94%.

Já a Cocel, responsável pelo serviço em 41 mil unidades do município de Campo Largo, o efeito será uma elevação média de 1,16% nas tarifas. Enquanto o consumidor residencial pagará em média 6,8% menos, os industriais, de alta tensão, terão aumento de 7,6% nas faturas.

Os percentuais são resultado da Revisão Tarifária Periódica, que é aplicada a cada quatro ou cinco anos e tem como objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. As metodologias da revisão foram aprovadas em novembro do ano passado pela Aneel.

Informação de: Jornal de Energia

Anúncios
Esse post foi publicado em Distribuição, Políticas Públicas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s