Energia eólica continua crescendo

Enquanto o setor de cana-de-açúcar enfrenta dificuldades, a geração de energia pelos ventos cresce em forte ritmo. A energia eólica avançou 72 por cento em 2011 ante 2010, para 1.325 MW. Considerando contratos já fechados nos leilões, chegará a 5.142 MW ao final de 2013 e a 8.047 MW ao fim de 2016.

 “O Brasil tem ventos privilegiados com fator de capacidade de pelo menos o dobro do verificado em países tradicionais nesta forma de geração”, afirmou Pedro Perrelli, diretor-executivo da Associação Brasileira de Energia Eólica (Abeólica). Segundo ele, esse é um dos fatores que fazem com que os projetos possam ter preço competitivo, ao lado da questão do desenvolvimento da indústria de equipamentos no Brasil.

Fatima Vaz Moreira, consultora sênior da Bioenergia, em São Paulo, diz que o custo dos projetos eólicos caiu bastante ultimamente. “A crise de 2008 gerou excesso de capacidade de produção de equipamentos para energia eólica na Europa. Esses equipamentos precisavam ser colocados em algum lugar, ao mesmo tempo em que o Brasil estava começando a incorporar eólica de maneira consistente”, afirmou.

“O custo de capex em reais caiu bastante. E existiram incentivos fiscais, isenção na compra de equipamentos, incentivos para instalação de fabricantes de equipamentos.” Segundo Fatima, o cenário atual é desestimulador para a produção de energia por meio de biomassa derivada da cana. “A gente tinha uma lista de projetos previstos para entrar e isso nao está acontecendo. Se cai muito a rentabilidade, passa a não ter muito sentido”.

Informação de: Portal do Maranhão

Anúncios
Esse post foi publicado em Biomassa, Geração Distribuida e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Energia eólica continua crescendo

  1. Waldomiro disse:

    Isso é muito importante, por favor, nossa cidade é carente de Investimentos. Invistam em PALMAS_PR, com algumas poste de eólica, com uma indústria de peças para eólica, outras indústrias também. Em Palmas não tem problema, algum com o sistema de meio ambiente. O nosso clima, é o segundo, melhor do Brasil. De que a pouco, muitas empresas vão se impreesionar, com nossa cidade. E vão desejar, investir muito aqui nos nossos campos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s