Industriais do setor sucroenergético apontam suas necessidades

O terceiro encontro dos Fóruns Setoriais organizados pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), aconteceu nesta quarta-feira (21) em Maringá. O presidente da Fiep, Edson Campagnolo e equipe reuniram-se com industriais do setor sucroenergético para levantar as principais demandas visando o desenvolvimento do setor. O encontro começou com uma visita técnica à Destilaria Melhoramentos, no município de Jussara (60 km de Maringá), para conhecer de perto a industrialização da cana de açúcar.

“As visitas técnicas realizadas nos fóruns setoriais têm o objetivo de ampliar nosso conhecimento em outros setores. Uma das metas da nova gestão da Fiep é estar presente também no interior”, falou Campagnolo. A equipe e os industriais do setor foram recepcionados pelo presidente do Grupo Melhoramentos, Gastão de Souza Mesquita. Fundada em 1983, a usina hoje emprega mais de 280 trabalhadores.

Após a visita técnica, o grupo teve uma reunião de trabalho no Hotel Deville,   onde foram levantadas as demandas do setor. “Esse modelo de reunião que une os sindicatos, industriais, a Fiep, o Sesi e o Senai têm o objetivo de colocar tudo o que é importante para o setor, para que possamos pensar com o viés coletivo”, ressaltou Campagnolo.

Demandas – No fórum, os industriais do setor apontaram as necessidades que devem ser atendidas pelo poder público e pelo sistema Fiep. Foram elencadas demandas e também pontos positivos com destaque para a Alcopar que elogiou a nova gestão da Federação. “Já estamos percebendo que essa nova gestão já tem foco no interior. Sentimos que a Federação tem o setor sucroenergético dentro dos projetos e demandas”, frisou o presidente da Associação de Produtores de Álcool e Açúcar, Miguel Rubens Tranin.

Dentre as demandas surgiram pedidos de apoio à Federação para aceleração de processos de financiamento junto ao BNDES, redução de cargas tributárias, cursos de qualificação específicos para o setor, cuidados com questões ambientais, adequações das estradas rurais e preenchimentos de vagas técnicas encaminhadas pelo IEL.

Setor – Durante a reunião de trabalho os técnicos da Federação apresentaram um panorama do setor no Estado, que emprega hoje mais de 34 mil funcionários. Hoje o Paraná é o quarto maior  produtor de cana do Brasil, mas já esteve em segundo lugar. Além disso, foram apresentadas ações voltadas para o segmento que o Sistema Fiep implantou nos últimos anos, incluindo cursos de qualificação profissional, consultorias para as empresas, entre outros.

Informação de: Agência Fiep

Anúncios
Esse post foi publicado em Biomassa, Eventos e marcado , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s