Siemens abre concursos para inovação na área das redes elétricas inteligentes

Com dois concursos abertos, a Siemens receberá até 30 de novembro projetos de universitários para o Siemens Student Award Brasil. O prêmio envolverá ideias que abordem soluções sustentáveis para a Copa do Mundo no Brasil e para o Smart Grid Contest, que reconhece pesquisas vinculadas a universidades para inovação na área das redes elétricas inteligentes. O prêmio para o melhor projeto universitário é de R$40 mil, enquanto que para a pesquisa vencedora na categoria de smart grids pode receber até 1 milhão de euros para transformar as ideias em inovações reais.

Poderão participar do Siemens Student Award Brasil universitários maiores de 18 anos, incluindo os cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, pela página http://www.studentaward-brazil.com. Os interessados deverão encaminhar sugestões de respostas à pergunta “Que soluções para a Copa do Mundo no Brasil podem ser respostas sustentáveis para o planeta?”.

Os projetos podem ser inscritos nas categorias fornecimento de energia com alta confiabilidade e qualidade; assegurar uma oferta segura e constante de água potável; como aumentar a acessibilidade da população aos serviços de diagnóstico em serviços públicos e privado; estabelecer um sistema de gestão de resíduos eficiente e funcional; propiciar infraestrutura de mobilidade urbana para pessoas e mercadorias de maneira inteligente e sustentável; e imaginar locais seguros e inteligentes.

Serão selecionadas as 10 melhores ideias, das quais sete serão escolhidas por um júri de especialistas da empresa, enquanto três poderão ser votadas pela comunidade da internet. Os dez finalistas vão apresentar o seu projeto durante a cerimônia de premiação, prevista para março de 2012, com entrega de prêmios no valor total de R$ 64 mil e tablets.

Já os interessados no Smart Grid Contest, aberto para todos os países, deverão se inscrever no site http://www.smartgridcontest.com/university e enviar trabalhos que abordem uma das seis categorias a seguir: simulações em tempo real; resposta à demanda; estimação de estados e restauração de serviço; monitoramento; proteção e estratégias de motivação e modelos de negócio.

Os projetos devem responder às questões de uma pesquisa realizada por especialistas da Siemens no âmbito de smart grid. Os vencedores serão anunciados no início de 2012.

Anúncios
Esse post foi publicado em Editais e Patentes e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s