Petrobras estará entre os três maiores produtores mundiais de petróleo e gás até 2020

Investimento em unidades de refino.

O diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou nesta terça-feira (25/10) que a estatal vai se tornar o terceiro maior produtor mundial de petróleo e gás em 2020, atrás apenas de Rússia e Arabia Saudita. Ele aproveitou ainda para dar um puxão de orelha nos analistas de mercado, que criticam os investimentos da empresa em refino. Segundo Costa, a Petrobras estará produzindo 6,4 milhões de barris de óleo e gás por dia, mais que o dobro da previsão para este ano: uma média de 2,7 milhões de barris por dia.

Estaremos entre os três maiores do mundo. Os únicos países que hoje produzem acima desse volume são Rússia e Arabia Saudita. Não consigo entender como uma empresa com essa perspectiva ficam com as ações patinando – disse Costa em seminário promovido pela Hart Energy, no Rio. O diretor frisou ainda que a Petrobras está investindo no aumento de capacidade de refino com quatro novas refinarias até 2020. De acordo com ele, o Brasil importou em 2010, 3% do consumo de derivados de petróleo como diesel e gasolina. Em 2020, no ritmo de crescimento da demanda interna e sem investimentos em expansão no refino, o país teria que importar 40% do seu consumo.

Não vamos ficar numa situação frágil e perigosa. Se eu não refinar aqui, eu to abrindo mercado para os outros. Talvez seja isso que os analistas querem, mas eu não quero, a empresa não quer e o povo brasileiro não quer – afirmou o diretor. Nas projessões de Costa, o Brasil importará uma média de 32 mil barris por dia de gasolina este ano, mais que o triplo do volume importado em 2010, de 9 mil barris diários. Segundo ele, a demanda por gasolina no Brasil tem crescido 10% este ano, acima da previsão de crescimento do PIB para 2011, que é de 3,5%.

Informação de: O Globo 

Anúncios
Esse post foi publicado em Petróleo & Gás e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s