Brasil, próximo do ranking dos 10 maiores geradores eólicos

Atualmente, o Brasil ocupa a 20ª posição no ranking.

O Brasil deve ficar no próximo ano entre os cinco países que mais instalam usinas eólicas no mundo. A expectativa é que entrem em operação 1.941 MW de parques eólicos no país em 2012, segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia 2020 (PDE 2020). Esse volume é menor apenas do que o previsto para China (16 GW), EUA (4,5 GW) e Índia (2,9GW) este ano, segundo a Associação Mundial de Energia Eólica (WWEA, na sigla em inglês).

A associação não espera que os maiores mercados mundiais registrem aumento repentino nas instalações em 2012, o que significa que os países devem manter sua média de novos parques, inferior à esperada para o Brasil. Alemanha (1,5 GW) e Canadá (1,2 GW) e Reino Unido (1 GW) estão entre os líderes.

No Brasil, entrará em operação no ano que vem a primeira grande leva de usinas eólicas, vencedoras do primeiro leilão específico para a fonte, realizado em 2009. Como resultado, a capacidade de geração eólica nacional vai mais que dobrar, passando de 1.283 MW, em 2011, para 3.224 MW, em 2012, segundo o PDE 2020.

Com isso, o país se aproximará do ranking dos 10 maiores geradores eólicos. O último colocado é Portugal, que deve encerrar este ano com cerca de 4.000 MW instalados. Atualmente, o Brasil ocupa a 20ª posição.

Informação de: Energia Hoje

Anúncios
Esse post foi publicado em Energia Limpa, Geração Distribuida, Investimento e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s