Voo com menor emissão de CO2 e consumo de energia

A Air France testou nessa última quinta feira (13/10) o bioQAV, combustível a base de óleo usado e afirmou ter conseguido o voo com menor emissão de CO2 por passageiros já realizado. A viagem, em avião comercial modelo Airbus A321, durou 1h20 entre as cidades de Toulouse e Paris, na França. O avião queimou uma mistura de 50% de biocombustível e 50% de querosene de aviação tradicional. O biocombustível foi produzido a partir do hidrotratamento de óleo de cozinha usado.

Além do biocombustível, a empresa usou estratégias para redução do consumo de energia, como alimentação elétrica para o ar condicionado em solo e pouso com um motor desligado. Com isso, a emissão do gás ficou em 54 gramas por passageiro por quilômetro, metade do padrão.

O avião também foi equipado com assentos 40% mais leves, que podem promover uma redução de 1,7 mil toneladas de combustível por ano. O voo foi programado para voar na altitude e na rota com o menor consumo possível.

“O voo foi o perfeito exemplo da abordagem global da nossa empresa em relação  aos contínuos esforços da aviação moderna em reduzir cada vez mais a emissão de gás carbônico”, disse Andrea Debbane, chefe de Assuntos ambientais da Airbus. Ainda de acordo com a nota, o objetivo da companhia com ações como essa é acelerar a comercialização de fontes de renováveis de energia.

A Air France assinalou ainda em comunicado que está realizando “uma política ambiciosa para melhorar a eficácia energética de seus aviões”. Nesse sentido, indicou que a idade média de sua frota é de 8,9 anos para as aeronaves de trajetos longos e de 9,5 anos para percursos menores.

Informação de: Ilumina

Anúncios
Esse post foi publicado em Biomassa, Transporte e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s