O catamarã Turamor Planet Solar, primeiro barco movido a energia solar, chegou nessa quarta-feira (12/10) em Cingapura, na Ásia, e ficará a disposição para visitação durante duas semanas. Com cerca de 30 metros de comprimento por 15 metros de largura, o barco iniciou sua volta ao redor do mundo em setembro do ano passado, partindo de Mônaco. A idéia é mostrar ao maior número de países que utilizar o sol como fonte de energia é uma alternativa viável.
Projetado por um neozelandês e construído na Alemanha, o “Turanor PlanetSolar” tem bandeira suíça e uma tripulação de apenas seis pessoas. O barco não só é o maior movido a energia solar no mundo, como tem também a maior bateria carregável, que é segredo industrial. A embarcação, que custou US$ 26 milhões, possui 500 metros quadrados de paineis solares.
Mesmo se o sol desaparecesse, ele ainda andaria por três dias. A velocidade máxima do barco é de 15 km/h, mas a velocidade média é aproximadamente a metade disso, como explica o capitão. Assim, foram necessários 26 dias para cruzar o Oceano Atlântico.
Informação de: G1 Globo