O Paraná é o primeiro estado a concluir a sua base hidrográfica segundo metodologia adotada pela Agência Nacional de Águas

O governador do Paraná, Beto Richa, recebeu nesta sexta-feira (16/9) uma cópia da nova base hidrográfica do estado, onde constam mapeados e codificados mais de 976 mil cursos d’água existentes na região. Entre outras aplicações, a nova ferramenta passa a apoiar na gestão de reservatórios de usinas hidrelétricas, bem como no levantamento do potencial inexplorado dos projetos de geração de energia, como as PCHs.

O estudo foi unicamente financiado pela estatal paranaense de energia Copel e custou R$1,6 milhão. O presidente da companhia, Lindolfo Zimmer, destacou o pioneirismo do projeto. “Em razão de sua importância, a Base Hidrográfica Oficial do Paraná estará na internet para uso e consulta de todos os interessados, ajudando a promover o crescimento harmonioso e sustentável do estado”, disse. Ele explicou que a ferramenta uniformiza e promove a integração das informações disponíveis em inúmeros mapas já produzidos sobre os recursos hídricos do Paraná.

Segundo o presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, o novo estudo é fundamental porque padroniza a base cartográfica, hidrográfica e altimétrica. “Hoje apenas 3% de todo o nosso potencial hídrico é utilizado, ainda temos 97% a ser explorados. Podemos usar todo esse potencial para geração de riqueza, energia e desenvolvimento, sem esquecer da preservação desse potencial para as gerações futuras”.

O estudo contou com a participação de doze entidades da administração pública estadual e federal, sob a coordenação do Instituto das Águas do Paraná (Aguasparaná): profissionais da Copel, Aguasparaná, Sanepar, Mineropar, Itaipu, Comec, Emater, Paranacidade, Secretarias da Agricultura e do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná, ITCG e Lactec.

Informação de: Jornal Energia

Anúncios
Esse post foi publicado em Geração Distribuida, Políticas Públicas e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s