Farois com tecnologia laser economizam mais de 50% de energia

BMW utilizará farois com diodos de laser em seu novo lançamento - o i8.

Depois de popularizar os farois com LEDs, a BMW lança agora a tecnologia dos farois com diodos de laser. De acordo com o fabricante alemão, se comparados aos que usam LEDs, os que trazem tecnologia laser têm maior capacidade de iluminação — 170 lúmens/watt contra 100 lúmens/watt —, economizam mais de 50% de energia e, consequentemente, reduzem o consumo de combustível.

Outra vantagem dos farois a laser é que os diodos de laser têm apenas 10 microns (µm) de comprimento. Eles são cem vezes menores do que a menor célula usada em farois de LEDs — ao contrário do que a maioria pensa, os engenheiros bávaros não pretendem diminuir o tamanho dos farois, mas sim a profundidade deles — o que dará maior liberdade aos designers para criar novas formas e posicionamentos diferenciados na carroceria.

Mais intrigante é a possibilidade de um foco similar ao laser destacar certos obstáculos. Um farol laser pode, teoricamente, emitir um facho de luz paralelo praticamente perfeito que é 1.000 vezes mais brilhante que um LED convencional. Veja como a BMW explica o funcionamento do seu sistema “Dynamic Light Spot”: o termo “Dynamic Light Spot” representa um sistema de sinalização por luz que automaticamente ilumina pedestres em tempo hábil, guiando assim a atenção do motorista.

O projeto é interessante pois além de avissar o motorista a tempo de desviar, o pedestre também deve se surpreender. A tecnologia está marcada para estrear com o BMW i8 Concept, com produção pensada para daqui uns anos.

Antes de alguém torcer o nariz, alegando risco à vida de pedestres, a marca bávara se defende, afirmando que entre outros recursos para protegê-los, a luz dos diodos de laser não é emitida diretamente. Antes de chegar ao asfalto, o feixe de luz azulado é convertido em uma luz branca brilhante, mas agradável aos olhos — o que é possível com o uso de um material fluorescente de fósforo, que fica embutido nos farois.

Informação de: O Dia – Terra

Anúncios
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, P&D e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s