Aneel promove seminário para discutir a possibilidade de conta pré-paga de energia no Brasil

Apesar do sistema de pré-pagamento no Brasil ser amplamente utilizado em diversos setores, tais como a telefonia celular, a TV por assinatura e o transporte público, a realização de pagamento de energia elétrica antes do consumo ainda não é uma prática muito comum no país. Por enquanto, apenas o estado do Amazonas implantou esse tipo de sistema no final do mês de julho desse ano.

Para ampliar esse conceito pelo País, a agência reguladora do sistema elétrico realizará, nos dias 21 e 22 de setembro, em Brasília, o “Seminário Internacional de Pré-pagamento de Energia Elétrica” com o intuito, segundo a Aneel, de conhecer a fundo as experiências internacionais sobre o assunto, discutir a possibilidade de aplicação do sistema no mercado brasileiro e, se for o caso, obter subsídios para a regulamentação do tema no País. Pretende-se durante o seminário buscar respostas para as seguintes perguntas:

01 – Qual o estado da arte dos sistemas de pré-pagamento de energia elétrica, as tecnologias existentes e o seu funcionamento?

02 – Quais as vantagens para o consumidor de se ter uma medição pré-paga?

03 – Quais os benefícios decorrentes da implementação do sistema de medição pré-paga não somente para as empresas de distribuição de energia elétrica como também para o setor em geral?

04 – Qual seria a melhor forma de implementá-lo?

05 – Qual o nível desejado de intervenção do órgão regulador?

06 – Qual o papel a ser desempenhado pelas demais instituições públicas?

07 – O que seria necessário para que o sistema de pré-pagamento de energia elétrica se desenvolvesse no mercado brasileiro?

O evento tem como público-alvo associações de classe, agências reguladoras estaduais e federais, sociedade civil, além de representantes de órgãos do governo. Os interessados em participar devem enviar e-mail para prepagamento@aneel.gov.br. Para mais informações, clique aqui.

Informação de: Jornal da Energia

Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, Políticas Públicas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s