Copel reduz custos de manutenção do sistema de sinalização com programa de eficientização

Várias cidades do Paraná estão tendo seus semáforos substituídos.

A Copel está substituindo, em quase 14 mil pontos de sinalização em cidades do Paraná, 35 mil lâmpadas incandescentes comuns dos semáforos – normalmente com potência de 100 watts cada – por lâmpadas de tecnologia LED de 15 watts, que fazem o mesmo trabalho consumindo menos eletricidade e com maior durabilidade.

A iniciativa, com orçamento de R$ 13 milhões, é executada por meio de convênios assinados com as prefeituras envolvidas. Já foram concluídos os trabalhos para a modernização de 1.359 semáforos em Londrina, 329 em Apucarana, 321 em São José dos Pinhais, 275 em Maringá, 224 em Araucária, 174 em Cascavel, 106 em Foz do Iguaçu e 80 semáforos em Ponta Grossa.

O maior número de semáforos está concentrado em Curitiba, onde o serviço de instalação está em andamento e somará, ao final, 11 mil pontos de eficientização.

Com essa medida, a Copel espera proporcionar uma redução nos custos de manutenção do sistema de sinalização, em virtude da menor necessidade de intervenções para a troca de lâmpadas e, também, uma redução anual de consumo da ordem de 8 mil megawatts-hora aos municípios beneficiados. A energia elétrica economizada com o projeto seria suficiente para abastecer cerca de 4 mil residências com padrão médio de consumo.

O Programa de Eficiência Energética da Copel prevê investimentos totais da ordem de R$ 50 milhões durante este ano. Conforme prevê a legislação, todas as distribuidoras de energia elétrica do país devem destinar o equivalente a 0,5% da sua receita a ações e projetos destinados a promover o uso eficiente da eletricidade junto aos consumidores.

Informação de: ODiário

Anúncios
Esse post foi publicado em Eficiência Energética, Investimento e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s