Petrobras – “maior do mundo e maior produtora de etanol”

Velocidade no aumento de produção.

O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, começou esta semana fazendo duas afirmações importantes para a estatal. A primeira relacionada com a produção de etanol – a Petrobras planeja se tornar a maior produtora de etanol no Brasil até 2015 – alcançando 12% do mercado nacional. Atualmente, a companhia ocupa o terceiro lugar, com 5,3% da produção no país. A segunda afirmação diz respeito à empresa se tornar a maior produtora de petróleo do mundo no futuro – a estadal está crescendo mais rápido do que as estrangeiras, como Shell, Chavron, Gazprom, Eni, Total, entre outras citadas.

Em 2010, 51% do mercado brasileiro de combustíveis era de etanol. Como é que a maior produtora de gasolina vai ficar longe desse mercado? Questionou Gabrielli. Temos que aumentar a produção de todos os combustíveis e, por isso, estamos fazendo aquisições de plantas de etanol, completou.

O Plano de Negócios 2011-2015, apresentado no último dia 26, prevê investimentos de US$ 4,1 bilhões em biocombustíveis até 2020, dos quais US$ 1,9 bilhões serão voltados para a produção de etanol. Claro que o álcool é rentável, os usineiros estão dominando o Brasil a 450 anos, completou Gabrielli.

O executivo citou a possibilidade de a Petrobras superar o tamanho das concorrentes entre 2016 e 2017, dependendo da velocidade do aumento da produção. Nós temos os recursos para isso; possuímos entre 30 bilhões e 40 bilhões de barris em reservas para desenvolver hoje, não amanhã, disse Gabrielli, em entrevista à impresa em Londres.

O presidente da Petrobras disse ainda que irá otimizar a atividade internacional da companhia. A ideia é buscar complementaridade com as áreas da empresa, como Golfo do México. Entretanto, não existe o objetivo de fazer aquisições em países onde a estatal ainda não está, “a não ser que apareça uma grande oportunidade”.

Informação de: Tn Petróleo

Anúncios
Esse post foi publicado em Investimento, Petróleo & Gás e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s