Quais os vilões da conta de luz no inverno

Chuveiro e aquecedores entre os maiores vilões.

Com as taxas um pouco mais altas, os consumidores devem ficar alertas para as principais causas do aumento do consumo de energia elétrica dentro de casa e também nas indústrias. De acordo com o professor Joilson Dias, do Departamento de Economia da UEM, nos últimos anos a energia elétrica aumentou mais do que a inflação. “Este ano o reajuste foi menor, porém os últimos aumentos foram substanciais e permitiram que governo e concessionárias arrecadassem bilhões.

Para não se assustar com o valor das próximas contas de luz, o especialista orienta que os consumidores analisem o consumo de cada eletrodoméstico. “Muitas vezes é mais vantajoso comprar uma nova geladeira do que utilizar uma muito antiga que consome mais energia elétrica”, observa. A dica serve também para outros eletrodomésticos. Segundo Dias, os novos eletrodomésticos estão cada vez mais eficientes, no que diz respeito ao gasto de energia elétrica. Outra orientação que todos sabem, mas sempre vale a pena relembrar, é a de não deixar aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos que não estão em uso ligados. “A população mundial consome muita energia elétrica, em função da constante inovação e tecnologia. O importante é analisar se há desperdício no consumo de energia em casa e também nas indústrias”, conclui.

Quem são os vilões? Segundo especialistas, o valor da conta de luz, no inverno chega a subir de 20% até 50%, dependendo da região, do tamanho da família e dos hábitos de cada uma.

Vilão Número 1 – Chuveiro: O chuveiro é um dos principais vilões do aumento de energia no inverno. Ele representa cerca de 25% a 30% do consumo de energia residencial. Quando o aparelho está com a chave na posição “inverno”, de acordo com a Eletropaulo, o consumo aumenta em 30%. O ideal é reduzir o tempo de banho.

Vilão Número 2 – Aquecedores: No caso dos aquecedores para água, a orientação é ajustar o termostato de acordo com a temperatura ambiente, pois se esquentar demais e houver necessidade de misturar a água fria haverá grande desperdício.

Vilão Número 3 – Ferro de Passar Roupa: O ferro de passar roupas funciona por meio do aquecimento de uma resistência, cuja potência varia conforme o modelo do aparelho. Para economizar, acumule a maior quantidade possível de roupas, para passar tudo de uma vez só.

Vilão Número 4 – Torneiras: As torneiras elétricas também consomem bastante energia. Dessa forma, procure ensaboar toda a louça antecipadamente para depois enxaguá-las de uma só vez. E, lembre-se: use o aparelho somente em caso de necessidade. Geladeira Os consumidores ainda devem prestar atenção à geladeira para evitar gastos extras na conta de luz. Afinal, o aparelho é responsável por 30% do consumo residencial. Para economizar, o termostato deve estar regulado adequadamente, o que significa menor portência, já que o clima está frio. Além disso, a borracha de vedação precisa estar em bom estado.

Informação de: O Diário

Anúncios
Esse post foi publicado em Eficiência Energética e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quais os vilões da conta de luz no inverno

  1. Leisi disse:

    A dica é importante, a conscientização também, o único problema é sair do chuveiro quentinho nesse frio…e pior, não ter aquecedor elétrico, nem de ouvido! Mas, precisamos mesmo refletir mais sobre isso! Boa dica! Adorei o blog!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s