Novo método de controle poderá ser utilizado em postos de combustíveis para fiscalização da mistura biodiesel-óleo diesel

Em 2004, foi lançado no Brasil o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel. A Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, dispõe sobre a introdução do biodiesel na matriz energética brasileira. A Lei entrou em vigor a partir de janeiro de 2006 e implementa a adição obrigatória de 2% de biodiesel ao óleo diesel. Neste contexto, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que é o órgão regulador, vem apontando para a necessidade de se avaliar a qualidade desta mistura a partir da realização de análises laboratoriais e emissão de Boletim de Conformidade. Em função disto, pesquisadores do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e dois professores do Departamento de Física da Universidade Federal do Paraná (UFPR) desenvolveram um método que permite verificar qual a percentagem da mistura de biodiesel em óleo diesel. O método encontra-se em processo de reconhecimento de patente nacional e internacional e poderá ser referência para o controle do combustível.

A principal vantagem desse método, que basicamente consiste na análise das variações decorrentes da emissão de radiação infravermelha no combustível, é que ele é bastante simples e pode ser utilizado em equipamentos portáteis, facilitando o trabalho de fiscalização nos postos de combustíveis. A partir do momento em que a pesquisa foi publicada no exterior, posteriormente aos pedidos de patente no Brasil e nos Estados Unidos, o método ganhou visibilidade internacional.

Informação de: BiodieselBr

Anúncios
Esse post foi publicado em Biomassa, P&D e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s