Petrobras de forma mais expressiva nos Estados Unidos

A petrobrás começará a explorar petróleo de forma mais expressiva nos Estados Unidos até o fim do ano. A empresa que já contava com uma pequena produção em Cottonwood de pouco mais de mil barris, agora passará a produzir aproximadamente 8 mil barris de petróleo por dia, com três poços, dois em Cascade e um em Chinook e prevê para uma segunda fase mais 14 poços que permitirá a produção de 80 mil barris/dia. A companhia projetou um dos mais complexos sistemas de produção já instalados nos Estados Unidos e também a primeira plataforma de produção, armazenamento e transferência.

A estatal está em fase de testes para conexão e desconexão dos cabos que vão transferir petróleo para a plataforma BW Pioneer. A tecnologia é inovadora e permite parar a produção, desconectar os equipamentos e levar a embarcação para longe, se necessário. Para isso a Petrobras encomendou à BW um sistema de ancoragem especial, que pode ser separado dos equipamentos submarinos e poços.

 

 

O cuidado é necessário para prevenir danos à embarcação caso ela fique na rota dos furacões que varrem com frequência a costa americana da Flórida até o Texas. Em caso de emergência, será possível desconectar os equipamentos da plataforma em no máximo 4 horas, quando normalmente o tempo gasto seria de 20h. O sistema nunca foi usado no Brasil, onde a Petrobras domina a produção em águas profundas com FPSOs, porque a costa brasileira não é atingida por fenômenos dessa natureza.

O sistema de Cascade e Chinook terá ainda dois navios “aliviadores”, cada um com capacidade de armazenar 500 mil barris, que levarão o óleo até a costa para refino. O sistema já teve aprovação das autoridades americanas.

Informação de: Tn Petróleo

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Petróleo & Gás e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s