Publicada a tão aguardada norma ISO 50001 para gestão energética

Foi publicada nesta quarta feira, dia 15 de junho, pela International Organization for Standardization, a ISO 50001. Uma norma de gestão energética, muito aguardada, que pretende influenciar empresas para que estas alcancem uma redução de mais de 60% em seu consumo de energia. A norma poderá ser utilizada por organizações públicas e privadas no gerenciamento da eficiência energética, estabelecendo planos para implementação, manutenção e melhoria do desempenho no uso e consumo da energia.

O comunicado de lançamento ressalta que, à medida que os preços de energia crescem e os governos clamam por segurança energética, a demanda por ferramentas de eficiência tem se tornado cada vez mais evidente. “A eficiência energética às vezes é chamada de ‘combustível esquecido’, já que o assunto costuma ser ignorado nas discussões sobre fontes alternativas”, afirma o chefe do projeto Edwin Piñero.

A norma enfatiza a otimização contínua, com especificações para se estabelecer, implantar, manter e melhorar os sistemas de gestão de energia. O secretário-geral da ISO, Rob Steele, vê o processo como responsabilidade dos consumidores. “Organizações não podem controlar o preço da energia, as políticas públicas ou a economia global, mas podem melhorar a maneira com que usam a energia”.

A ISO 50001 é baseada nos mesmos elementos encontrados nas demais normas, sendo compatível com os selos ISO 9001 (qualidade de gestão) e ISO 14001 (gestão ambiental).

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) lançará, no dia 7 de julho, a norma ABNT NBR ISO 50001:2011 – Sistemas de gestão da energia – Requisitos com orientações para uso. A publicação é uma adoção da norma ISO 50001:2011 – Energy management systems – Requeriments with guidance for use. O evento de lançamento da norma brasileira será realizado na sede da ABNT, em São Paulo.

Informação de: Jornal da Energia

Anúncios
Esse post foi publicado em Eficiência Energética e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s