Biodiesel a base de soja é o mais caro, o que menos rende e o mais produzido no Brasil

Apesar do forte investimento do governo passado na produção de biodiesel a partir de culturas ligadas à agricultura familiar – como mamona, pinhão-manso e dendê –, a maior parte dessa produção tem como matéria-prima a soja, monocultura-símbolo do agronegócio e uma das mais caras e que menos rendem óleo – cerca de 400 kg por hectare –, 13 vezes menos do que o dendê, por exemplo.

Produtividade das principais plantas usadas na produção de biodiesel.

O engenheiro agrônomo Amélio Dall’Agnol, pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), explica que esse grão se mantém como líder no mercado por ser uma cultura amplamente conhecida, que tem uma cadeia produtiva estabelecida e uma tecnologia agrícola já bem desenvolvida. “Não se planta soja por causa do óleo, mas por causa do farelo que tem forte demanda do mercado internacional”, afirma Dall’Agnol. “O óleo é apenas uma consequência que foi bem aproveitada pelos grandes produtores no Brasil.”

Além de ser cara e pouco eficiente na produção de óleo, a cultura da soja tem provocado um desmatamento indireto da Amazônia, principalmente no Mato Grosso, ao empurrar as criações de gado para dentro da mata.

Um estudo conduzido em universidades dos Estados Unidos, publicado recentemente no periódico Environmental Research Letters, sugere que se a área ocupada pelas plantações de soja entre 2003 e 2008 tivesse sido 10% menor, o desmatamento registrado na Amazônia no mesmo período teria sido 40% menor.

Hoje, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), a soja ocupa 23,6 milhões de hectares do território brasileiro, o equivalente a 49% da área destinada ao plantio de grãos no país.

Informação de: BiodieselBR

Anúncios
Esse post foi publicado em Biomassa e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s