Pesquisa visa substituir petróleo por gás carbônico na produção de combustíveis

Com uma reação similar à fotossíntese, um grupo de químicos norte-americanos está desenvolvendo um sistema revolucionário de produção de energia. Uma tecnologia que permite utilizar o gás carbônico em substituição ao petróleo para produção de diesel, metanol e outros combustíveis.

Em linhas gerais, a ideia é aquecer o CO2 com luz do sol (a temperaturas entre 800oC e 1300oC) até um átomo de oxigênio se desprender. A reação química gera o monóxido de carbono (CO), uma molécula muito energética, que está presente no petróleo. “A partir daí, basta estocarmos essa energia em forma de CO em um fluido e teremos o combustível”, explica a cientista Nancy Jackson, do Sandia Laboratories, dos EUA, empresa responsável pelo projeto.

Segundo a estimativa levantada por Nancy,  na 34ª. Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química(SBQ) que terminou nesta quinta feira (26/05) em florianópolis, serão necessários de oito a dez anos para que o projeto chegue ao mercado. “Ainda precisamos encontrar o material metálico ideal para construir o reator e obter eficiência energética no processo. Estamos na transição da fase de pesquisa para a de desenvolvimento do produto”.

O professor Adriano Andricopulo, secretário-geral da SBQ, destacou a importância do projeto de conversão de CO2 em combustível. “Ele aborda dois dos maiores desafios que a humanidade enfrenta no século XXI: a segurança energética e as mudanças climáticas”, diz.

Informação de : Tn Petróleo
Anúncios
Esse post foi publicado em Eventos, P&D, Petróleo & Gás e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s