Irã dá início a produção nuclear

 A companhia russa Atomstroyexport, responsável por implantar a primeira usina nuclear do Irã, informou que a planta de Bushehr começou a operar no nível mínimo controlável de energia. A informação foi divulgada na terça-feira (10/05) pela agência de notícias iraniana Fars. Na segunda-feira (09/05), um integrante da comissão parlamentar iraniana que monitora Bushehr afirmou que “testes finais” estavam sendo conduzidos na usina. Na terça, a Atomstroyexport afirmou que obteve uma “reação em cadeia autossustentável na zona ativa” do primeiro reator, o que significa o início da produção nuclear no local.

Segundo o porta-voz da Atomstroyexport, que pertence à agência estatal nuclear russa Rosatom, a unidade geradora de energia do reator da usina atingiu o último estágio no seu “lançamento físico”. Ainda de acordo com a agência de notícias, a previsão é que a planta começe a fornecer energia efetivamente dentro de dois meses.

Alguns países, porém, incluindo Israel, desconfiam da finalidade da produção nuclear iraniana, temendo que o país possa desenvolver armas nucleares. Em fevereiro, a Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou que havia novas informações sobre as “possíveis dimensões militares” do programa nuclear iraniano. Teerã, entretanto, afirma que seus objetivos em obter energia atômica são puramente pacíficos.

Informação de: Jornal da energia

Anúncios
Esse post foi publicado em Energia Nuclear e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s