Eletrosul lançará edital para desenvolvimento de tecnologia de purificação de silício

A Eletrosul lançará até junho edital para o desenvolvimento de tecnologia nacional de purificação de silício com grau solar, principal matéria-prima usada na fabricação de células fotovoltaicas. Segundo o gerente do departamento de pesquisa e desenvolvimento e eficiência energética da Eletrosul, Jorge Luis Alves, o Brasil começou seu desenvolvimento da tecnologia fotovoltaica de trás para frente.“Hoje temos domínio sobre a produção de módulos fotovoltaicos com eficiência comparável ou superior aos padrões mundiais, mas essa tecnologia foi desenvolvida com matéria-prima importada”. O objetivo do investimento de até R$ 20 milhões é fazer com que o Brasil tenha domínio de toda a cadeia de produção de painéis fotovoltaicos.

A empresa pretende lançar edital até junho para começar o projetoem outubro. Aproposta é purificar400 kgde silício a um grau de 99,9999% como projeto piloto. “Se fôssemos contratar uma empresa para começar do zero, gastaríamos cerca de R$ 25 milhões, mas já existem pesquisas nessa área no Brasil, o que pode reduzir a necessidade de investimentos”, diz Jorge Luis Alves, gerente do departamento de Pesquisa e Desenvolvimento e Eficiência Energética da Eletrosul.

Essa é a segunda etapa de um projeto voltado para que o país tenha tecnologia para executar todos os processos que envolvem a fabricação de painéis fotovoltaicos. A primeira foi iniciada em 2004 e concluída em 2009, com a criação de uma tecnologia nacional de fabricação de módulos de silício por pesquisadores do Centro Brasileiro para Desenvolvimento de Energia Solar Fotovoltaica , da PUC-RS, capitaneados pelo professor Adriano Moehlecke. Os projetos são feito em parceria com CEEE, Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e de Minas e Energia (MME).

Informação de: Brasil Energia

Anúncios
Esse post foi publicado em Energia Limpa, Investimento, P&D e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s