Biomassa, alternativa para um futuro próximo

De acordo com a gerente do Observatório de Prospecção em Difusão de Tecnologia da Fiep, Marília de Souza, o Paraná apresenta um potencial expressivo para viabilizar a geração de energia elétrica fundamentalmente via biomassa de resíduos agrícolas. ”As regiões Norte e Oeste do estado são as mais desenvolvidas e indicadas, com uma das maiores produtividades de grãos do Brasil, como soja, milho e o trigo. Também com processamento de carnes, aves e suínos. Os municípios de Toledo e Cascavel, por exemplo, são os locais com a maior probabilidade para a locação de uma central de potência utilizando resíduos da avicultura e suinocultura”, diz. 

O potencial total de energia primária resultante da biomassa no estado do Paraná foi avaliado em 743,8 milhões de gigawatts de energia. ”Isto representa 20% do consumo de energia primária de derivados de petróleo no Brasil. Dentre os resíduos vegetais, os de soja, milho e cana-de-açúcar apresentaram o maior potencial para produção de energia.” E seguindo essa linha, estudos do Observatário apontam que o combate ao desperdício passa a ser a fonte de produção mais barata e mais limpa que existe, uma vez que gera economia e evita maiores impactos ao meio ambiente.

”O Paraná apresenta grande número de propriedades rurais dedicadas a atividade de suinocultura, avicultura e pecuária e, desta forma, o tratamento dos dejetos pode ser utilizado para a geração de biogás com a finalidade de combustível para motogeradores e produção de energia elétrica. Enquanto o estado de São Paulo investe na gaseificação de biomassa, o Paraná não apresenta registro na área. Florestas são fonte de biomassa e o desenvolvimento florestal aqui no estado é carente, bem como no resto do Brasil”, completa a coordenadora. (M.T.)

Informação de: Folha de Londrina

Anúncios
Esse post foi publicado em Biomassa e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s