Primeira termelétrica movida a biogás do Nordeste

Inauguração da Termoverde Salvador

Primeira termelétrica movida a biogás implantada no Nordeste, a Termoverde Salvador, localizada na rodovia CIA/Aeroporto, na área do Aterro Sanitário Metropolitano, foi inaugurada nesta quarta feira, 23 de março com a presença do governador Jaques Wagner e o presidente do grupo Solví Valorização Energética, controladora da Termoverde, Carlos Leal Villa. A usina vai utilizar o gás produzido pelo lixo para gerar cerca de 150 Megawatts (MW) de energia elétrica por ano.

Com a potência de 19,73 MW, a primeira termelétrica a biogás de aterro do Nordeste e terceira do país a utilizar o lixo como matriz energética, objetiva transformar em energia renovável 2,5 mil toneladas diárias de resíduos, que vão abastecer grandes e médias empresas instaladas no estado. A termelétrica é composta de uma usina geradora de energia com 19 motogeradores de 1.038 kW cada, unidade de tratamento do biogás, subestação elevadora e linha de transmissão de 7,8 quilômetros que liga a usina à rede elétrica da Coelba, que fará a distribuição às empresas consumidoras. Para o seu funcionamento foram investidos R$ 50 milhões. 

De acordo com o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, “sob o ponto de vista ambiental, a termelétrica não demanda supressão de vegetação, não provoca interferência no solo, não polui mananciais, não altera a topografia existente, não afeta a fauna nem gera odores”. Para o gestor da termelétrica, Afrânio Benjoino Gavião, “a instalação da Termoverde Salvador representa um ganho enorme para a sociedade. Vamos gerar energia limpa, não poluente, utilizando os resíduos domésticos jogados fora”.

Outra abordagem importante levantada pelo presidente da Solví retrata a questão da utilização dos gases compostos por dióxido de carbono e metano, provenientes do lixo. Ele explica que, normalmente, esses gases são lançados na atmosfera, sendo estes os principais causadores do efeito estufa. Mas, quando utilizados como energia alternativa, evita-se seu conseqüente impacto, contribuindo com o meio ambiente.

Informações de: SICM; Jornal da Mídia; Consulado Social

Anúncios
Esse post foi publicado em Energia Limpa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Primeira termelétrica movida a biogás do Nordeste

  1. Boa noite a todos e a todas.
    Eu, gostaria de mais informações sobre este magnifico projeto e gostaria de visitá-los, como fazer para ter acesso às instalações da Termelétrica.
    Sem mais para o momento, subscrevo-me com estima e apreço.
    Salvador, 02 de março de 2012.
    Jeremias Pereira de Oliveira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s