Energia consumida no mundo poderá ser completamente renovável no futuro

Pesquisador Mark Z. Jacobson.

Polêmico estudo publicado por Mark Z. Jacobson e Mark A. Delucchi, da Universidade da Califórnia, em Davis, e publicado na revista “Energy Policy” afirma que até 2030 as fontes de energia serão totalmente renováveis. Segundo o projeto,  90% da energia do planeta seria procedente das fontes eólicas e solares e os restantes 10% das fontes geotérmicas e hidroelétricas, além da energia térmica produzida pelos oceanos. Embora os dois cientistas tenham tentado dar resposta a muitas das dúvidas que se colocam no setor das energias renováveis, há controvérsia. Segundo alguns pesquisadores como Antonio Chica, cientista titular do Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) no Instituto de Tecnologia Química de Valência, Espanha, “é preciso ser muito prudente na hora de afirmar que podemos nos servir de energias renováveis no tempo que indica este relatório”. Esta é uma concepção otimista demais sobre o futuro das energias limpas.

No entanto, os autores asseguram que não existem barreiras de caráter tecnológico ou econômico para substituir todas as fontes de energia que utilizamos na atualidade por outras que sejam limpas e renováveis, e que o maior desafio é superar as barreiras políticas que o impedem.

Fonte: Globo Rural , Stanford News.

Anúncios

Sobre Adriane Bainy

Pesquisadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esse post foi publicado em Energia Limpa, P&D e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s