Apagão no Brasil

Ministro Edison Lobão

Em 2001 e 2002 ocorreu crises de blecaute de energia no Brasil, foi uma série de eventos ocorridos que motivaram os problemas, como a falta de chuva, falta de planejamento e principalmente a falta de investimentos no setor. Tudo isso parece ter sido resolvido, mas porque aconteceu 14 cortes de energia só este ano?

Sabe-se que temos geração de energia suficiente (por enquanto) para atender a necessidade do país, porém os grandes problemas ocorridos atualmente são de transmissão de energia e não de geração.

Na edição do dia 28 de fevereiro, o jornal O Estado de São Paulo publicou uma matéria titulada “Brasil é líder mundial em apagões”. No mesmo dia, o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico fez uma nota de esclarecimento, que pode ser acessada aqui. Na nota, a organização afirma que os cortes ocorridos em 2011, não podem ser classificados como apagões, devido a proporção e tempos ocorridos. Porém, fica claro que temos no Brasil um problema sério nas linhas de transmissão.

O Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirma que os problemas não são devidos a falta de investimento, como publicado na matéria do Estadão do dia 02 de fevereiro, e sim em casos isolados, onde a transmissão de energia entre alguns estados tem apenas uma linha e não foi implementadas novas soluções até agora que, segundo Lobão, é devido as grandes exigências das licenças ambientais. Ainda nessa mesma declaração o ministro defendeu os investimentos em usinas nucleares.

Com informações de: O Estado de São Paulo, Zero Hora.

Sobre Lincoln Herbert

Professor de Tecnologia da Informação.
Esse post foi publicado em Geração Distribuida, Investimento, Políticas Públicas e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s