Chuvas no Sudeste aumentam vazão do vertedouro de Itaipu

Crédito: DivulgaçãoAs chuvas na bacia do rio Paraná no Estado de São Paulo levaram a hidrelétrica de Itaipu a aumentar a vazão de seu vertedouro nesta quarta-feria (19/1). A média de vertimento deve chegar a 2,4 mil metros cúbicos de água por segundo. Apesar desse aumento, a administração da usina garante que a situação é normal e não há riscos de alagamento em Foz do Iguaçu e região. A companhia também deixa claro que as chuvas registradas no Estado do Rio de Janeiro não têm influência sobre o Rio Paraná, onde a usina está instalada.Itaipu começou a verter na última sexta-feira, em função de algumas chuvas regionais. Já a partir desta quarta-feira, o cenário muda um pouco. A hidrelétrica explica que alguns reservatórios acima da barragem estão recuperando o volume e outros estão começando a ter sobra de água, mas dentro da normalidade do verão. Com isso, Itaipu Binacional prevê que as cheias do Sudeste terão inicialmente um impacto de 15% na afluência ao seu reservatório. Na terça-feira (18), o vertedouro de Itaipu escoou 1.100 metros cúbicos de água por segundo.

Considerando todos os reservatórios das regiões Sudeste e Centro-Oeste (onde a bacia do Rio Paraná é a mais importante), o nível de armazenamento atual é de 58,3%. Os reservatórios da bacia do Rio Paranaíba registram 44,6% de volume armazenado e, os da Bacia do Rio Grande, que recebem as chuvas de Minas Gerais, 69,6%.

Já os reservatórios da bacia do Rio Tietê, por exemplo, estão com 85% de volume armazenado e seus excedentes de água já estão sendo direcionados para o Rio Paraná, conforme determinação do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Os reservatórios de Ilha Solteira e Três Irmãos estão com 80,6% de capacidade armazenada. Nos reservatórios da Bacia Paranapanema, o armazenamento chega a 57,9%.

Fonte: JornaldaEnergia

Anúncios

Sobre Lincoln Herbert

Professor de Tecnologia da Informação.
Esse post foi publicado em Energia Limpa e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s