Bolsas CNEN para Mestrado e Doutorado 2011

A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) concederá bolsas para estudantes de cursos de mestrado e doutorado. Podem ser submetidos projetos focados nas áreas de interesse da CNEN, conforme especificado no edital disponível no portal do CNEN.

As inscrições para o processo seletivo podem ser feitas até 11 de março. O valor da bolsa de mestrado é de R$ 1.200,00 mensais e a de doutorado é de R$ 1.800,00. O início da vigência das bolsas será abril de 2011.

Sobre a CNEN:

A União tem o monopólio da mineração de elementos radioativos, da produção e do comércio de materiais nucleares, sendo este monopólio exercido pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

A CNEN é uma autarquia federal criada em 10 de outubro de 1956 e vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. Como órgão superior de planejamento, orientação, supervisão e fiscalização, estabelece normas e regulamentos em radioproteção e licencia, fiscaliza e controla a atividade nuclear no Brasil. A CNEN desenvolve ainda pesquisas na utilização de técnicas nucleares em benefício da sociedade.

A missão da CNEN: “Garantir o uso seguro e pacífico da energia nuclear, desenvolver e disponibilizar tecnologias nuclear e correlatas, visando o bem estar da população”, traduz a preocupação com a segurança e o desenvolvimento do setor, orientando sua atuação pelas expectativas da sociedade, beneficiária dos serviços e produtos.

A área de Radioproteção e Segurança Nuclear da CNEN visa a segurança dos trabalhadores que lidam com radiações ionizantes, da população em geral e do meio ambiente. Com esse objetivo, atua no licenciamento de instalações nucleares e radiativas; na fiscalização de atividades relacionadas à extração e à manipulação de matérias-primas e minerais de interesse para a área nuclear; no estabelecimento de normas e regulamentos; na fiscalização das condições de proteção radiológica de trabalhadores nas instalações nucleares e radiativas; no atendimento a solicitações de auxílio, denúncias e emergências envolvendo fontes de radiações ionizantes; no desenvolvimento de estudos e na prestação de serviços em metrologia das radiações ionizantes. O controle do material nuclear existente no País é de responsabilidade da CNEN, a fim de garantir seu uso somente para fins pacíficos, sendo que o transporte, o tratamento e o armazenamento de rejeitos radioativos são regulamentados por normas técnicas e procedimentos de controle.

A área de Pesquisa e Desenvolvimento investe no emprego da tecnologia nuclear em medicina, agricultura, indústria e meio ambiente. Além da produção de radioisótopos e radiofármacos, amplamente utilizados em medicina nuclear, as atividades abrangem os processos e tecnologias em radiodiagnóstico e radioterapia; fontes industriais de radiação; tecnologia de reatores; estudos sobre neutrônica, operação e manutenção de reatores; desenvolvimento de novos materiais; instrumentação e controle; tecnologia de esterilização e preservação de alimentos por meio da irradiação; ensaios citogenéticos; pesquisas de vacinas por meio da irradiação de venenos; ensaios mecânicos não destrutivos; reagentes; processos de caracterização de bacias hidrológicas e de efluentes líquidos e gasosos; e processos para análise ambiental.

A área de Gestão Institucional, além de assegurar a infra-estrutura necessária para as atividades de radioproteção, segurança nuclear e pesquisa e desenvolvimento, atua no treinamento e qualificação dos pesquisadores, tecnologistas, analistas e técnicos da CNEN e na disseminação de informações técnico-científicas para pesquisadores, profissionais e estudantes da área nuclear.

Para executar suas atividades, a CNEN possui 14 unidades localizadas em nove estados brasileiros:

  • Unidade Central – Sede, no Rio de Janeiro (RJ).
  • Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear – CDTN, em Belo Horizonte (MG)
  • Centro Regional de Ciências Nucleares do Centro-Oeste – CRCN-CO, em Goiânia (GO)
  • Centro Regional de Ciências Nucleares do Nordeste – CRCN-NE, em Recife (PE)
  • Distrito de Angra dos Reis – DIANG (RJ)
  • Distrito de Caetité – DICAE (BA)
  • Distrito de Fortaleza – DIFOR (CE)
  • Distrito de Porto Alegre – DIPOA (RS)
  • Distrito de Resende – DIRES (RJ)
  • Escritório de Brasilia – ESBRA (DF)
  • Instituto de Engenharia Nuclear – IEN, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN, em São Paulo (SP)
  • Instituto de Radioproteção e Dosimetria – IRD, no Rio de Janeiro (RJ)
  • Laboratório de Poços de Caldas – LAPOC (MG)

Fonte: CNEN

Anúncios

Sobre Lincoln Herbert

Professor de Tecnologia da Informação.
Esse post foi publicado em Investimento, P&D e marcado , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Bolsas CNEN para Mestrado e Doutorado 2011

  1. valtemir ramos guimaraes disse:

    quero participar do mestrado na cnen e preciso desta bolsa. Favor aguado retorno.
    valtemir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s