MES Ampla da Schneider Electric reduz gastos nas etapas de produção industrial

A Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, fornece o sistema “MES Ampla” de execução de manufatura capaz de atender às necessidades de diversos segmentos da indústria. A solução proporciona, por meio de uma ferramenta analítica, o aumento da eficiência operacional e energética em todo o processo de produção.A arquitetura é composta por diversos módulos que possibilitam capturar informações da cadeia produtiva utilizando vários conectores nativos do sistema. O Ampla possui gráficos e análises pertinentes a cada módulo, otimizando o tempo gasto em análises, com facilidades para correlacionar as informações com muita rapidez.

Planejamento e Execução de Produção, Gestão de Qualidade, Análise de Paradas, Gestão de Energia, Gestão de Custos, Gestão e Uso dos Ativos, Gestão de Conhecimento, Análise de Métricas e Gestão de Inventário são alguns dos módulos que integram o Ampla. Aplicados à realidade e necessidade de cada cliente, esses módulos irão oferecer uma visibilidade detalhada e integrada de todas as informações existentes na planta.

Um dos principais módulos do Ampla é o módulo de Análise de Paradas que ajuda a identificar os pontos de baixa eficiência do processo, decorrentes de paradas operacionais ou de manutenção. O módulo possibilita a identificação de rendimentos abaixo do esperado evidenciando uma série de oportunidades de melhoria de performance dos equipamentos e processos.

Para registrar automaticamente todas as informações de entrada e saída das fases do processo, assim como consumo de matéria-prima e utilidades, o Ampla dispõe dos módulos de Gestão de Planejamento e Execução de Produção. Com eles, é possível realizar um controle detalhado da produção, desde seu planejamento até a fase final de execução, provendo ao gestor a visibilidade do quanto está sendo produzido, rejeitado e consumido em cada uma das fases da planta.

O Módulo de Gestão de Inventário também é um destaque do produto. Esse módulo permite uma melhor acuracidade e visibilidade dos lotes em termos de quantidades e análises de qualidade, proporcionando um ajuste online de forma automática ou manual de todos os estoques do processo. Com isso, o Ampla disponibiliza a rastreabilidade desde a chegada de matéria-prima, até a expedição do produto final. Para o segmento de mineração, o Módulo de Inventário, ainda conta com o recurso do PMA (Plant Metal Accounting) que realiza toda a contabilidade metalúrgica do processo, inclusive com reconciliação dos dados.

Uma novidade nesta versão 5.0 é o módulo Gestão de Energia que foca no aumento da eficiência energética. Esse módulo compara o consumo nas diferentes fases do processo, evidenciando informações como o gasto de energia durante o tempo ocioso das máquinas, desperdícios nas sequências de partida e desligamento das máquinas. O novo recurso ainda auxilia a criação de modelos para melhor uso de energia, identifica períodos com excesso de consumo, mensura e calcula o impacto financeiro e também no processo das políticas de sustentabilidade das indústrias, por meio de KPI’s como Emissão de CO2 ou Consumo de Energia, ambos consolidados por cada unidade produzida.

Com o Ampla, ainda é possível preencher a lacuna entre o ERP e o chão de fábrica propiciando aos gerentes, supervisores, operadores e programadores de produção uma ferramenta de visualização online das informações disponíveis da planta, dos equipamentos e dos recursos.

Toda a arquitetura do MES Ampla proporciona o acesso aos dados de funcionamento da planta, ocasionando o alinhamento estratégico e tático das linhas de produção. Todas as informações são centralizadas e confiáveis, com uma comunicação mais limpa, que equilibra energia, produção, disponibilidade e qualidade.

Como especialista global na gestão de energia e com operações em mais de 100 países, a Schneider Electric oferece soluções integradas para diversos segmentos de mercado, obtendo posições de liderança em energia e infraestrutura, processos industriais, automação predial, data centers & networks, bem como forte presença em aplicações residenciais. Com o objetivo de oferecer energia mais segura, confiável e eficiente, a empresa, com mais de 100.000 colaboradores em todo o mundo, atingiu em 2009 um faturamento de mais de 15,8 bilhões de euros, por meio de seu firme compromisso em ajudar as pessoas e organizações a “Fazerem o máximo da sua energia”. No Brasil, há mais de 60 anos, a empresa com aproximadamente 3.000 colaboradores, possui 13 filiais comerciais, mais de 3.500 pontos de venda e ainda sete unidades fabris – São Paulo (SP), Guararema (SP), Sumaré (SP), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Blumenau (SC) e Caxias do Sul (RS). .[ Call Center Schneider Electric: 0800 7289 110 ou (11) 3468-5791 | www.schneider-electric.com.br ].

Fonte: PortalFatorBrasil

Anúncios

Sobre Lincoln Herbert

Professor de Tecnologia da Informação.
Esse post foi publicado em Eficiência Energética e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s