Governo fará 1º leilão do pré-sal este ano, diz Lobão

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmou nesta segunda-feira que o governo pretende realizar este ano o leilão de áreas de petróleo e gás natural na região do pré-sal, que vai inaugurar o sistema de partilha no país. O primeiro leilão deverá contar com as reservas descobertas em Libra, com volume estimado em até 15 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

A afirmação de Lobão foi feita durante seu discurso de posse, quando ele declarou também que o governo quer fazer a 11a primeira rodada de licitação de áreas dentro do regime de concessão também em 2011.

“Ainda em 2011 nós vamos promover a 11a rodada de licitação de blocos de exploração segundo o modelo de concessão. E a primeira rodada regida pelo novo modelo de partilha de produção”, disse Lobão.

Pelo regime de concessão vence o leilão o investidor que oferecer o maior valor pelo bloco, enquanto pela partilha ficará com a área quem oferecer maior volume de petróleo para o governo.

Entretanto, a realização da rodada pelo regime de partilha deve depender da aprovação pelo Congresso do projeto de lei que estabelece o novo modelo para a distribuição dos royalties.

Fonte: Estadão

Anúncios

Sobre Lincoln Herbert

Professor de Tecnologia da Informação.
Esse post foi publicado em Petróleo & Gás e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s