Schlumberger inaugura Centro de Pesquisas em Geoengenharia no Brasil

A Schlumberger inaugurou no dia 16 de novembro (terça-feira),um novo centro de pesquisas e geoengenharia, no Rio de Janeiro. O Centro de Pesquisas em Geoengenharia da Schlumberger no Brasil foi projetado para promover a integração entre geociências e engenharia para aprimorar a produção e recuperação de hidrocarbonetos do complexo de reservas de petróleo em águas profundas e dos carbonatos do pré-sal na costa brasileira.“Estamos muito felizes por abrir este novo centro aqui no Rio”, disse Ana Zambelli, gerente geral da Schlumberger no Brasil. “A produção futura de óleo e gás será cada vez mais em ambientes tecnicamente complexos como o dos carbonatos do pré-sal e de áreas em águas profundas, e nós esperamos que essa instalação, o primeiro centro de pesquisas multinacional no Brasil, desempenhe um papel importante em responder a esses e outros desafios técnicos.”

O novo centro possui um centro de pesquisas em geoengenharia, um centro de tecnologia em geoengenharia e um hub de geosoluções, além de laboratórios de reservatórios. Cada elemento preenche uma necessidade chave em exploração e desenvolvimento de reservatórios em águas profundas e no pré-sal. O centro de pesquisas, projetado para trabalhar em estreita colaboração tanto com os clientes como com as universidades, vai realizar pesquisa e desenvolvimento para aprimorar o entendimento da indústria sobre as formações do pré-sal e a otimização do seu desenvolvimento. O centro de tecnologia em geoengenharia vai desenvolver fluxos de trabalho e aplicativos utilizando a plataforma de desenvolvimento de software Ocean* e o software Petrel*, que oferece soluções da sísmica à simulação. Soluções regionais para a integração de dados de sísmica e outras técnicas serão desenvolvidas no hub WesternGeco GeoSolutions, enquanto três laboratórios de reservatórios fornecerão instalações para testar e avaliar rochas e fluidos de reservatórios sob condições controladas para diversas aplicações, incluindo a construção de poços e o estímulo de reservatórios.

O Centro de Pesquisas em Geoengenharia da Schlumberger no Brasil possui 10 mil m2 e é a primeira instalação do tipo, da Schlumberger, no hemisfério sul. Quando o quadro de empregados estiver totalmente preenchido, até 300 cientistas, engenheiros e técnicos, funcionando em grupos multidisciplinares e colaborativos, vão trabalhar para desenvolver soluções inovadoras para os desafios técnicos associados às complexas formações encontradas nas águas profundas da costa brasileira. Dando continuidade a um tema que agora envolve os centros de pesquisa da Schlumberger, as novas instalações do Brasil estão localizadas perto da experiência acadêmica de vanguarda da Universidade Federal do Rio de Janeiro e no mesmo campus que abriga o centro de pesquisas da Petrobras CENPES.

A Schlumberger opera no Brasil desde 1945, oferecendo soluções tecnológicas para os desafios da indústria de óleo e gás local. Hoje a companhia possui operações em 12 lugares espalhados pelo país e emprega mais de duas mil pessoas no Brasil.

Perfil – A Schlumberger é a líder mundial no fornecimento de tecnologia, gerenciamento de projetos integrados e soluções de informação para clientes que atuam na indústria global de óleo e gás. Com aproximadamente 105 mil empregados, representando mais de 140 nacionalidades e trabalhando em cerca de 80 países, a Schlumberger fornece o mais amplo espectro de produtos e serviços para a indústria, da exploração à produção.

A Schlumberger Limited tem sedes em Paris, Houston e Haia e registrou receitas de US$ 22,7 bilhões em 2009.[ http://www.slb.com].

Fonte: RevistaFator

Anúncios

Sobre Lincoln Herbert

Professor de Tecnologia da Informação.
Esse post foi publicado em Petróleo & Gás e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s